PE - blog - pissed off - thumb

05.01.2017 | Por: Psicologia Empreendedora

Fiquei PUTA!

Olá, tudo bem?

Eu gostaria de compartilhar com você alguns pensamentos que estão me acompanhando nesses últimos dias, e me deixando um pouco triste e sem energia de trabalhar nesse começo de 2017….

Eu fiquei com algumas impressões do meu trabalho em 2016 e gostaria de trocar com vocês, para ver se alguém me dá alguma luz.

Ao longo de um ano de trabalho focado apenas em auxiliar o processo de aprendizado empreendedor de psicólogos, seja de forma gratuita, seja paga, uma coisa ficou muito CLARA:

O psicólogo na grande maioria das vezes, é preguiçoso e tem saco cheio só de pensar em aprender coisas novas.

Eu não fico feliz em dizer isso a você, e realmente espero que essa seja só uma má impressão minha, mas eu vou lhe justificar porque observei isso.

Quando se pensa em algum serviço a ser oferecido, existem 3 níveis básicos de operação:

1- Nível Estratégico – pensar, analisar, avaliar, tomar decisões no médio e longo prazo, ir além do que está posto, etc;

EX: Definir o plano de marketing do seu serviço prestado, como escolher usar o marketing digital + live marketing ( marketing ao vivo, gerando engajamento) .

2- Nível Tático – criar metas, organizar equipes e ações, criar esquemas de realização, definir caminhos operacionais, etc.

EX: Definir quais as ações a serem realizadas no mkt digital (quais mídias usar, qual sistema de email marketing, em quais pontos presenciais as ações de Live mkt vão ocorrer, etc)

3- Nível Operacional – Atingir metas, agir, realizar, operar, etc.

EX: ( criar os posts para Facebook, criar os emails para serem enviados, ir a campo realizar a campanha de live mkt, etc)

O QUE EU PERCEBI:

O PSICÓLOGO NÃO QUER SABER DESSES NÍVEIS, ELE QUER QUE SEU SERVIÇO, FIQUE MAGICAMENTE CONHECIDO, E COM FILA DE ESPERA…..

ELE ACHA QUE AO EXECUTAR APENAS O NÍVEL OPERACIONAL, DE FORMA MUITAS VEZES MAL FEITA, ELE JÁ VAI FICAR RICO E COM O CONSULTÓRIO LOTADO.

E AI DE MIM, SE MOSTRO QUE PARA APRENDER TODOS ESSES NÍVEIS DOS 9 PONTOS BÁSICOS DE QUALQUER NEGÓCIO, É NECESSÁRIO UM ESTUDO DE PELO MENOS 9 MESES 100% FOCADOS…

Perceber isso me frustrou muito…..

E porque eu compartilho isso a vocês?

Para que vocês me provem, que esses psis que eu observei, são a minoria!

Para que eu acredite que posso sim trabalhar treinando os psicólogos a serem mais atuantes no mercado, para que nosso mundo seja melhor para cada vez mais pessoas, com profissionais bem qualificados e bem remunerados.

Gostaria que você soubesse que uma coisa que sempre me deixou empolgada com esse trabalho que iniciei de educação empreendedora é a possibilidade de empoderamento do profissional.

Mostrar para o psicólogo, que ele pode ir além, que ele pode ajudar cada vez mais pessoas, quando ele entende que precisa agir do mercado de forma mais profissional, menos amadora, gerando mais respaldo, não só para ele mesmo, mas para toda a nossa profissão!

Sabe porque eu acho que o psicólogo não entende isso, e que prefere já ir direto ao operacional, sem nem pensar no estratégico ou tático?

Porque ele não tem um objetivo em mente. Ele não pensa suas ações. Ele só senta no consultório, e atende quem vier. Ou ele apenas segue as ordens do chefe, da ONG, do projeto.

Ele abaixa a cabeça sempre, porque se acha fraco, sozinho e sem poder para mudar a realidade de onde vive e trabalha.

Ele já desistiu, se percebe desamparado e com todos apontando o dedo na sua cara para cada novidade que pensou.

Ele está com sua autoestima baixa, sem dinheiro, sem esperança e achando que não tem mais espaço para ele.

E SABE O QUE ME DEIXA ENFURECIDA! QUANDO UM CARA DESSE TEM A OPORTUNIDADE DE APRENDER COISAS NOVAS, ELE FOGE!

Ele nem quer saber, ele julga as novas iniciativas, ele reclama sem parar 24 horas por dia do CRP, mas não participa sequer da votação!

Ele está nas redes sociais, mas não para vender o seu serviço, mas para ofender e dizer barbaridades para os que estão tentando mudar alguma coisa.

Só existe um caminho que eu vejo para isso mudar de uma vez por todas!

Precisamos nos organizar, nos unir, parar de reclamar, de ofender os que fazem algo e tem sucesso!

Precisamos parar, pensar, criar uma objetivo em nossas mentes e corações e ir à luta!

E observe que nesse caso, ir à luta significa participar mais, entender que uma campanha maravilhosa, como o #Janeiro Branco, está precisando de você! E pode ser uma ótima estratégia de marketing, para agregar valor à nossa profissão, e à você!

Perceber as oportunidades que estão aí, de criar sua identidade profissional, validar sua imagem profissional e garantir um resultado bem bacana e satisfatório para seu 2017 sem diferente!

Para mim, dizer isso tudo não é fácil, fico triste em admitir que as coisas ainda estão bem mais difíceis que eu imaginava, mas EU NÃO QUERO DESISTIR!

PRECISO DE VOCÊ COMIGO NESSE ANO! VAMOS FAZER DIFERENTE?

Psicologia Empreendedora

Tags