modelo de negócio em psicologia

27.05.2019 | Por: Psicologia Empreendedora

Modelos de Negócio que você pode exercer na psicologia sendo dono do seu trabalho:

Para quem me acompanha desde 2014, já  sabe o que é um modelo de negócio, se não é o seu caso, assista à essa aula antiga que eu gravei para alunos da turma 3 do Bruno Rodrigues:

O que é um modelo de negócio?

Depois de assistir, leia isso e abra suas possibilidades:

Autônomo – é pessoa física, ele atua sozinho, “o faz tudo”, tem às vezes uma secretária, máximo de 30 clientes ano com variações nos meses de baixa ou alta,  baixo retorno, média salarial de R$3500,00 no Brasil. Obedece o código de ética. Geralmente só oferece psicoterapia, avaliação psicológica ou neuropsicológica, como serviço, e faz uma ou outra palestra e treinamento externo para trazer mais gente pra clínica. A variação do serviço é de acordo com a formação complementar e abordagem do profissional. OBS: Você pode atuar como consultor independente nas áreas organizacional, escolar, hospitalar, social…..

 

Clínicas de psicologia – empresa com CNPJ,  podem ser exclusivas de psicólogos, atender convênios, não aceitar convênios, ser multiprofissionais (exceto medicina), não tem limites de profissionais ou clientes (vai da demanda) , retorno melhor, média salarial do Dono da clínica é de R$7500,00. Obedece ao código de ética enquanto um CRP jurídico.

OBS: Os serviços que os psicólogos podem realizar podem ser muito variados, vou colocar alguns exemplos que constam no próprio Catálogo Brasileiro de Ocupações, lá diz o os psicólogos:

  •        Analisam a influência dos fatores hereditários, ambientais e psicossociais e de outras espécies que atuam sobre o indivíduo;
  •        Entrevistam o paciente, consultando a sua ficha de atendimento;
  •        Aplicam testes, elaborando psicodiagnóstico e outros métodos de verificação, para orientar-se no diagnóstico e tratamento psicológico de certos distúrbios comportamentais e de personalidades;
  •        Promovem a saúde na prevenção, no tratamento e reabilitação de distúrbios psíquicos, estudando características individuais e aplicando técnicas adequadas para restabelecer os padrões normais de comportamento e relacionamento humano;
  •        Elaboram e aplicam técnicas de exame psicológico, utilizando seu conhecimento e práticas metodológicas específicas, para determinar os traços e as condições de desenvolvimento da personalidade dos processos intrapsíquicos e interpessoais, o nível de inteligência, habilidades, aptidões, e possíveis desajustamentos ao meio social ou de trabalho, ou outros problemas de ordem psíquica e recomendar a terapia adequada.

Institutos ou Escolas de Pós Graduação – aqui geralmente o foco é educacional, ou em uma pós graduação, ou em algum espaço de treinamentos de extensão e aprimoramento, podem ou não ter clínica social acoplada para estágio dos alunos. Fazem parte do mercado da educação, porém como o psicólogo é o Responsável Técnico, e podem manusear instrumentos exclusivos da profissão,  segue o código de ética normalmente.

Consultorias de RH: empresas que terceirizam funções de consultoria e assessoria em gestão de pessoas com o foco de gerar resultados para seus clientes. Desenvolvem os talentos humanos e também colocam em prática projetos de recursos humanos da empresa, auxiliam e orientam na criação de uma gestão de pessoas mais estratégica, vinculada às reais necessidades da empresa através dos talentos humanos.

Editoras de testes e livros psicológicos  – empresas que tem um psicólogo como responsável técnico e que produzem testes psicológicos, folhas de respostas e tudo o que for necessário para que isso seja realizado.

Livrarias de livros exclusivos de psicologia ou de testes psicológicos: empresas que tem um psicólogo como responsável técnico e que vai comercializar esses materiais de uso exclusivo.

Negócios digitais – as possibilidades dos negócios digitais são enormes e são o futuro, porém na prática são ainda rudimentares. Mas o que temos são:

  •        Escolas digitais que oferecem treinamento on-line para psicólogos em vários âmbitos;
  •        Consultorias de negócios para psicólogos;
  •        Plataformas para atendimento ou supervisão online;
  •        Sistemas digitais de trilhas de aprendizado em psicologia Ex: Eurekka;
  •        Aplicativos de autoconhecimento e psicoeducação;
  •        Aplicativos de hub de profissionais; Ex: Vittude;

PS: Muitos professores de psicologia se tornam figuras famosas por seus livros, pesquisas e treinamentos e acabam precisando do MKT digital também.

 

Links interessantes de se conhecer para se informar:

SITE DO CFP: https://site.cfp.org.br/

SITE DO CRP 09 – GOIÁS – http://www.crp09.org.br/portal/

LINK DO CÓDIGO DE ÉTICA: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia-1.pdf

Catálogo Brasileiro de Ocupações – Psicólogo – https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo_cbo.pdf

Psicologia Empreendedora

Tags